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O Honda Civic Type R é um dos veículos de alta performance mais apreciados pelo público. A versão desportiva do Civic evoluiu até se tornar um dos automóveis mais rápidos da sua classe, mas ainda assim também atrai a atenção dos amantes do tuning, que veem no Civic Type R a hipótese de bater recordes de performance. Mesmo o atual Type R, o mais potente de sempre, continua a ser evoluído, com duas equipas de corridas a unirem esforços para o tornarem no Honda Civic mais explosivo de sempre.

A Team Dynamics, equipa de fábrica da Honda no BTCC, e a Ralph Hosier Engineering deram um tratamento especial ao Civic Type R, com especial ênfase no motor, escolhendo as melhores peças específicas para o serviço. Se os 320 cv de origem já são impressionantes, o motor 2.0 turbo saltou para os 400 cv, graças a uma nova centralina da Superchips, admissão para turbo da ITG, intercooler da PWR, catalizador Dream e escape Scorpion. Esta força adicional continua a ser controlada por uma caixa manual de seis velocidades e tracção dianteira.

Por isso, as duas equipas de corridas fizeram alterações à base mecânica para poder lidar com esta explosão de potência, mas com propostas diferentes. O Team Dynamics preparou o carro para a pista, com lubrificação de travões da Goodridge, molas de suspensão Eibach Pro, barra estabilizadora ajustável com novos braços traseiros, jantes Team Dynamic Pro-Race de 19 polegadas e pneus Dunlop DZ03G com piso específico para oferecer mais aderência em track days.

Já a Ralph Hosier Engineering preferiu preparar o carro para ralis, elevando a altura ao solo em dez centímetros, montando pneus para lama da BF Goodrich calçando jantes de 19 polegadas e instalando uma nova geometria da suspensão, com braços de desenho específico, para melhorar a resposta da direção.

Fonte: motor24.pt